sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESPRO -Capacitação Básica e Escritório Modelo




Ontem, 8 de outubro, eu encerrei uma importante etapa da minha carreira, depois de terminar a capacitação básica (bem amplo o curso!), terminou o escritório modelo.


No começo das postagens do blog eu coloquei sobre o curso. Agora eu venho relatar resumidamente o que teve no curso e como foi o escritório modelo.

A capacitação básica foi o curso de técnicas administrativas lecionada pela instrutora Silmara, (que foi muito além do esperado, conciliava toda a turma e pregava bem a paz).

Logo no primeiro dia ela fez a gente pesquisar como manter o bom convívio (importante pro andamento do curso) idéias e procurar em jornais e revistas como ilustrar as idéias, como respeito, pontualidade, ajuda mútua etc.

Dia a dia a gente ganhava as competências necessárias para trabalhar em escritório, como arquivar documentos, organizar reuniões, etiqueta empresarial e muito mais.

Mais que isso eu aprendi uma coisa que era muito difícil para mim, conviver com diferentes temperamentos e personalidades, aprendi que tem pessoas fáceis de lidar e pessoas... difíceis, e eu cresci muito quanto à cumplicidade, espírito de equipe, metas, trabalhos sob pressão e muito mais, eu aprendi muito a CONVIVER.

Ao longo da básica a gente fez várias provas e a instrutora deixou bem claro que não interessava tanto a nossa nota individual pois era feita uma média da sala, e essa sim, seria passada na ficha, incentivava a gente a estudar junto e tirar dúvidas com os colegas. No final das contas foi ótimo.

A gente fez uma festa de confraternização alguns dias antes de começar o escritório modelo.


Já no escritório modelo, a idéia era a gente aplicar os conteúdos aplicados em sala, ficar um pouco em cada setor ao longo de uma semana para aprender pelo menos um pouco as atividade de cada um deles.

No primeiro dia eu fui pra um setor bem motivador, o almoxarifado. O "Mago Sérgio" nos inspirou bastante e nos convenceu que nós eramos a melhor equipe e que nós aprendemos muito. Reforçou a gente a nunca desistir. "Foi um prazer, uma hora, um privilégio, uma satisfação trabalhar com você Sérgião".
No segundo dia eu fiquei no atendimento telefônico, atendi cerca de 20 ligações em 4 horas, das pessoas que ligavam e queriam saber como deveriam fazer para se matricular no curso do ESPRO. A maioria das ligações era mais ou menos assim "Esse curso aí é o que dá emprego?" eu respondia: "O senhor já conhece o ESPRO? [não] É uma ONG que capacita jovens aprendizes para o mercado de trabalho e ao final do curso o senhor pode ser encaminhado para processos seletivos em empresas parceiras do ESPRO".
No terceiro dia fiquei no departamento que mais interessava à nós jovens: o departamento de seleção. Fiquei designado de ligar para alguns jovens menores de idade da básica e busquei no site alguns maiores de idade para uma entrevista que ocorreria na sexta feira. Recebi um bom feedback pelo trabalho.
Quarto dia: departamento pessoal. Separei as folhas de ponto dos aprendizes nas empresas em ordem alfabética, consegui fazer várias pastas, certa de 700 nomes. Ganhei algumas noções dos softwares utilizados no departamento: DATAMACE e MICROSIGA;
Quinto dia, sexta feira, o último dia! Eu e minha colega fomos fazer serviço externo na Av. Paulista. Recolhemos documentos e voltamos, a gente desceu na Praça da Sé e andou um pedaço legal a pé. Depois disso fiquei no departamento pedagógico e fui colher algumas anotações dos professores no 11º andar.

O professor Sérgio fez um discurso de encerramento pra gente, ele saiu emocionado, motivou bastante.

Nesses 5 dias de experiência aprendi quase tanto quanto os 2 meses de aula na básica, as duas experiências foram muito ricas, tanto eu quanto meus colegas crescemos muito como profissionais e como pessoas. Eu recomendo a todos que queiram fazer o curso, façam, mais do que um curso profissionalizante, é um aprendizado pra vida toda, a cada dia dentro do ESPRO eu cresci e aprendi muito mais do que eu imaginava no dia que eu fui sem saber o que estava fazendo, na hora da matrícula
Agradeço ao ESPRO por me tornar, mais do que tudo, um APRENDIZ!

2 comentários:

  1. oi ,me inscrevi na ESPRO para fazer a capacitação poderia me explicar como é o processo de aprovação para participar do curso???

    ResponderExcluir
  2. NOSSSA ESSSE SERGIO ÉEÉ MUIIIITOO GEEENTEE BOOOA.

    ResponderExcluir