quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Senso comum - como 'fugir' dele


Ultimamente tenho tido a seguinte ideia: O senso comum, a grosso modo, é o que é tido como conhecido sobre determinado assunto, não se preocupando em se aprofundar no raciocínio e no jeito de resolver. Esse senso é totalmente benéfico à minha vida? Será que essa resposta me basta? Um conhecimento deve ser dado como absoluto e único?

Me deparei com alguns casos recentemente e estava pensando a respeito, como há uns dias atrás, minha sala tinha que apresentar um seminário de literatura, como o tema foi por sorteio, houve casos de repetimento - meu grupo apresentou um trabalho falando sobre a obra "O Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente e falando de "O Cortiço" de Aloísio de Azevedo, tinhamos que falar sobre a época, autores, padrão de linguagem e no final fazer uma comparação entre as duas. Meu grupo falou no final sobre "O Cortiço" e logo depois veio o outro grupo TAMBÉM falando da obra. Até ai, não tinha problema nenhum, mas o conteudo era MUITO parecido, algumas partes de mesma fonte, enfim. O que se pôde perceber é que os grupos, pesquisaram do mesmo "wikipedia", da mesma fonte, LERAM o trabalho, alguns membros do grupo estavam lendo baixo e sem olhar pra sala o que acabou dispersando na maior parte da apresentação. A apresentação em si, não foi das mais geniais, mas a parte que eu pude eu tentei evitar de ler e olhar pra sala, gesticulando e tudo mais.

O grande problema disso foi que, ninguém se preocupou em fazer diferente, e sim em cumprir o mínimo de exigência da parte da professora. Não estou querendo falar mau de ninguém, nem fazer alfinetadas, o objetivo desse post inteiro é incentivar as pessoas a fugirem do mais ou menos, do ensaiado, do comum; incentivar as pessoas a irem além do que lhes é proposto.

Um exemplo de sugestão: ao invés de entrar no site da empresa que você quer trabalhar e PREENCHER um currículo, mas antes vá até a empresa se apresente ao responsável, entregue o seu currículo limpo e bem apresentado e se mostre a disposição, isso pode queimar várias etapas e filtros de eliminação que uma seleção de currículos virtuais poderia fazer.

É uma sugestão minha baseado em demonstração de duas coisas, coragem e iniciativa.


Voltando a falar do senso comum, a idéia é INOVAR para não REPETIR o que já é dito há gerações e gerações, buscar uma verdade mais profunda sobre o assunto. Se em certo dia acreditou-se que a Terra era chata e hoje temos vários globinhos de brinquedo que demonstram que a teoria não estava tão certa assim.

Uma verdade pode ser tida como uma teoria sem oposição fundamentada. A ideia é submeter as verdades do nosso dia a dia a um julgamento mais forte, profundo e específico, pra nosso próprio benefício. Com certeza se feito isso teremos melhores resultados nos problemas e situações do dia a dia, seja em trabalhos escolares, novas ideias na sua casa, familia, emprego e todo o resto.
fica a promessa de continuar escrevendo sobre o tema...


Nenhum comentário:

Postar um comentário